o burro e o poço


Era uma vez um burro que caiu num poço. Embora o poço tivesse secado, não havia nenhuma maneira de sair de lá e burro zurrou por socorro.
Passadas umas horas, o seu dono, um agricultor, notou o pedido de ajuda, mas ele nunca tinha gostado muito do burro, porque comia frequentemente as suas colheitas e prestava pouco serviço no campo.
O agricultor julgou que tinha ali uma oportunidade para se livrar do burro malandro e para tapar o poço, prevenindo que um dos seus filhos caísse nele.
Assim, o homem começou a atirar terra para o poço.
Nesse instante, o burro percebeu que o agricultor estava a tentar matá-lo e o animal gritou ainda mais alto, mas o agricultor não se importou.
Passado algum tempo, o burro calou-se. O fazendeiro pensou que tinha matado o burro e continuou a atirar pazadas de terra para terminar a tarefa.
Porém, o burro não estava morto. Ele tinha tido uma ideia. 
Abanou-se, a terra caiu no chão e ele calcou-a. A cada pazada, ele repetia o processo. Sacudia-se e calcava a terra, sempre em silêncio. O agricultor, julgando-se triunfante nos seus intentos, continuou a lançar terra ao poço. Fê-lo com tanta concentração que nem reparou que, a certa altura, surgiram as orelhas do burro à entrada do poço. O burro saiu num pinote e trotou para bem longe dali. 

Sem comentários:

Enviar um comentário