Terapia infalível

O mundo está cheio de palavras.
E eu venho aqui acrescentar mais umas quantas, não é? Mas é por um bom motivo. :)
Nos últimos 4 anos, descobri algo que me sossega o espírito. Algo que tem um efeito muito mais eficaz do que um xanax. Algo que não requer outra pessoa senão eu própria e que produz efeitos em poucos minutos.
Antes que as vossas mentes se afastem do que vou dizer e para que não tenham de gastar os vossos euros no livro de auto-ajuda que vou escrever (?), eu desvendo o mistério.

Escrever.

Quando estou aborrecida, seja comigo, seja com outra pessoa.
E mesmo que a emoção seja outra que não a frustração.
Pode ser alegria.
Saudade.
Amor.
You name it.

Vocês sabem do que falo. Quando a nossa mente desenrola um diálogo interno infindável, para trás, para a frente, e não se vai a lado algum.
Eu costumo ser relativamente indulgente comigo. Tenho de ser a melhor amiga da minha mente e se ela quer falar-me, pois que fale.
Desabafar com um amigo, também é bom, mas não é a mesma coisa. A não ser que ele seja o alvo desse diálogo interno. Nesse caso, é melhor organizar as emoções antes de verbalizar. Nesse caso e também noutro.

Pegar numa folha de papel (que é como quem diz abrir o "word") e escrever para a pessoa com quem estou a falar dentro dos confins da minha mente é incrivelmente libertador. Não é preciso enviar o texto. Se acharmos que vale a pena, podemos fazê-lo, mas não é esse o objetivo.

Escrever apenas. Sem filtro.

Depois guardo o texto (quase sempre esquecido no disco rígido).
E se passado um tempo me chega a mesma emoção, lembro-me: "Eu já tive esta conversa". E ninguém gosta de ouvir duas vezes o que entendeu à primeira. De repente, o cérebro lembra-se "ah, sim, já entendi essa parte. Moving on." (O meu cérebro fala por vezes em inglês, coisas lá dele.)

Por isso escrevo, porque a escrever eu entendo-me.


1 comentário:

  1. Também sou adepta desse método, mas nunca guardo o que escrevo porque quando acabo estou curada e só quero esquecer.. Para a próxima guardo :)

    ResponderEliminar