uma ruína não é um palácio

Aquilo que mais impressiona em Roma é a quantidade de estímulos. Sensoriais, intelectuais e até (porque não...) religiosos. É muita coisa junta no mesmo espaço e demora-se algum tempo a absorver aquilo tudo. Regressei há dias e tenho sonhado todas as noites com as ruínas romanas.
Como cheguei gripada, tenho aproveitado o tempo para ver documentários que deveria ter visto antes de ir, mas que o espírito da altura não deixou. Fui para Roma como quem foge do Natal, porque essa é uma altura em que as emoções perturbadoras ficam todas à superfície e às vezes mudar de espaço ajuda.
Se me apaixonei por Roma? Não propriamente. É uma cidade construída demasiadamente sobre o sangue e a ambição do poder. São-no todas, é certo, mas Roma é excessiva nisso.
Aquilo de que mais gosto é do lado engenhoso do império romano. O facto de terem inventado o cimento, de terem aperfeiçoado o arco, de terem construído o primeiro sistema de esgotos e de distribuição de água, a primeira estrada, e por aí fora.
Dentro da Basílica de São Pedro, lembro-me do apóstolo com um só deus, e de Constantino que achou mais conveniente adorar apenas uma divindade em vez de andarem ali a construir templos para cada um dos caprichosos deuses pagãos.
Na Capela Sistina, reparo na forma como Michelangelo pintou de forma sublime a história de uma religião cujo líder atual ainda há umas semanas condenava a homossexualidade. E sim... vi o Papa.
Gostei das praças, das fontes, da escultura, da pintura, dos tipos de mármore usados nas igrejas, das ruínas e das italianas. São bonitas a valer!
Na cidade eterna, poucas coisas foram eternas. Uma residência áurea deu lugar a um coliseu, um templo pagão transformou-se em igreja e os governantes seguiram-se vorazes, um após o outro. 
Parei no mercado de Trajano para imaginar o movimento das cento e tal lojas da altura; no Circo Máximo, ouvi a populaça a gritar pelas quadrigas.
Caminhei na Via Appia sozinha e decidi que a próxima cidade a visitar é Londres, provavelmente a solo.


Mas antes de tudo isso, logo no início, fui à Fonte de Trevi formular os desejos para 2013.
Saúde, amor e paz.
Feliz 2013 para vocês. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário